A escolha de uma solução de marcação eficaz e eficiente para a indústria de energia só pode ser alcançada através da compreensão da sua singularidade e dos principais requisitos e características. A principal característica do setor é que máquinas, ferramentas e peças geralmente funcionam em ambientes agressivos. Como resultado, marcações de qualidade e durabilidade são muito importantes quando há necessidade de rastreabilidade e identificação de tais máquinas, ferramentas e peças. Este artigo discute soluções de marcação para o setor de energia e como escolher a solução certa usando diferentes estudos de caso.
Soluções de marcação para a indústria energética
A indústria de energia exige um processo de marcação de peças que possa produzir marcações permanentes e claras nas peças sem comprometê-las. Com base nos requisitos de diferentes partes da indústria energética, não limitados à energia eólica, gasodutos e petróleo e gás, abaixo estão as duas soluções de marcação mais comuns para marcação de componentes da indústria energética:
· Marcação por ponto
O sistema de marcação por micropercussão é a solução de marcação da indústria de energia mais comum em todo o mundo. Geralmente, o processo envolve o uso de uma caneta controlada pneumaticamente ou eletronicamente para fazer uma impressão nas peças e componentes utilizados na indústria.
Na indústria de energia, como muitas peças ficam expostas a ambientes externos ou úmidos, o conteúdo da marcação pode ficar borrado com o tempo. Como resultado, muitos clientes precisam da marcação de energia por micropercussão para sua gravação permanente e profunda. Abaixo estão alguns estudos de caso de vários setores da indústria que usam marcação por micropercussão para máquinas, peças e ferramentas da indústria de energia.
– Moagem de Energia Eólica
As peças usadas na geração de energia eólica funcionam em ambientes agressivos e após a instalação muitas vezes não são tocadas até que seja necessária uma substituição. Como resultado, os fabricantes exigem um sistema de gravação que garanta marcações claras e permanentes que possam resistir ao teste do tempo.
O sistema de gravação por micropercussão é o método mais comum para marcar componentes da indústria de energia com números de série e outras informações de identificação em componentes como moinhos, turbinas, etc.
– Marcação de dutos
Os tubos usados no fornecimento de substâncias energéticas, como o gás, são duráveis e resistentes. Assim como a energia eólica, a substituição pode ocorrer em anos, sendo necessário que as peças que requerem identificação tenham marcações permanentes. O dot peen é adequado devido à durabilidade do tubo e ao fornecimento de marcações permanentes. Com isso, os serviços utilizam máquinas de estampar para marcar componentes utilizados na indústria.
– Óleo e gás
O fabricante de equipamentos de petróleo e gás também utiliza um sistema de micropercussão como solução de marcação de energia para marcar componentes críticos, por exemplo, marcação de cilindros . Como resultado, podem prevenir a falsificação e garantir a rastreabilidade
· Marcação a laser
A marcação a laser é outra solução de marcação para a indústria de energia com ampla aplicação junto com o sistema de marcação por ponto. No entanto, ao contrário da solução de energia de marcação por micropercussão, as técnicas de marcação a laser, como recozimento e gravação, têm melhor clareza. Geralmente, a marcação a laser para a indústria de energia é comum devido à sua velocidade, alta compatibilidade de materiais e marcação permanente.
Máquina recomendada que você pode escolher
As máquinas de marcação HeatSign oferecem soluções perfeitas de identificação de peças para fabricantes de equipamentos críticos para a segurança nas indústrias de petróleo, gás, energia solar e outras indústrias de energia. Nossa equipe de P&D é especialista na identificação das necessidades de todo o ciclo de vida do produto para fabricação de energia. Abaixo estão algumas máquinas recomendadas que você pode escolher.

Gravador de pino de ponto portátil HS-PE01/02
Marcação adequada de peças grandes ou pesadas

Máquina de marcação de peças de cilindro HS-DP01-R
Marcação de superfície plana e circular de peças pequenas adequadas

Máquina portátil de marcação a laser HS-PFL30S
Marcação a laser de alta qualidade adequada para produtos metálicos de médio e grande porte.
Também pode funcionar em superfícies pintadas.
Escolhendo uma solução de marcação para a indústria energética
Ao contrário de outras indústrias, a indústria energética opera em diversas situações que exigem determinados requisitos, o que significa que são necessárias apenas algumas soluções de marcação. Como resultado, esta seção fala sobre as condições que você precisa considerar antes de escolher uma solução de marcação para o setor de energia.
· Trabalhando com metais
O tipo de material com o qual você está trabalhando provavelmente determinará a solução de marcação energética que você escolher. Geralmente, ao trabalhar com metais, o sistema de marcação mais comum é a marcação por micropercussão como metais. Existem condições em que isso é aplicável, conforme listado abaixo:
- Os metais podem suportar o estresse mecânico gerado pelos marcadores dot-peen
- Quando há necessidade de gravação profunda
- Quando não há grande necessidade de contraste
- Quando o metal pode ser comprometido pela geração de calor (incomum)
Em certos casos, um sistema de marcação a laser pode ser aplicado ao lidar com metais. Abaixo estão várias condições que você pode precisar considerar:
- Quando há necessidade de contraste que pode ser alcançado usando técnicas como recozimento a laser
- Se o metal pode perder sua função devido a uma impressão de pontos nele.
As máquinas de marcação por ponto-peen são comumente usadas na indústria de energia para marcar números de série, números de peça e outras informações de identificação em componentes como turbinas, geradores e válvulas. Isto ajuda a estabelecer a rastreabilidade e a garantir que os componentes possam ser identificados e rastreados durante todo o seu ciclo de vida.
· Trabalhando com plásticos
O método mais comum para marcação de componentes da indústria de energia é a marcação a laser usando técnicas como recozimento e gravação a laser. Esta solução de marcação utiliza tecnologias como de fibra e laser de CO2 e é amplamente popular na marcação de tubos plásticos danificáveis por estresse mecânico.
O uso de uma técnica de gravação a laser pode gerar estresse térmico que afeta as propriedades e funções da peça. Neste cenário, use um gravador ponto-peen. Essas técnicas de puncionamento são aplicáveis ao trabalhar com plásticos muito duros
· Tamanho dos componentes
A indústria de energia costuma trabalhar com peças de tamanho muito grande, o que determina o tipo de máquina de gravação que você pode utilizar. Mesmo que você esteja trabalhando com um marcador a laser ou ponto-peen, as máquinas de marcação portáteis são a melhor opção para peças grandes. Isso ocorre porque é mais fácil operar, navegar e alcançar partes de difícil acesso. Nos casos em que o componente é pequeno, deve-se optar por uma máquina de marcação de bancada.
· Permanência, gravação profunda e clareza
Todas as impressões nos componentes devem ser permanentes. Conseqüentemente, o uso de soluções de marcação, como a marcação a jato de tinta, é quase inexistente na indústria. Os dois métodos, “marcadores a laser e dot peen”, produzem impressões permanentes.
Os marcadores dot peen são melhores para gravação profunda em metais e plásticos, enquanto os marcadores a laser têm melhor clareza devido ao maior contraste.
· Codificação em lote
A codificação em lote pode ser uma técnica de marcação crucial para setores da indústria energética com múltiplos componentes. Nesses casos, você pode escolher uma máquina de codificação a laser, pois ela suporta marcação em lote.
Conclusão
A indústria energética exige marcações permanentes para conseguir rastreabilidade e identificação dos componentes. Entre as diferentes soluções de marcação disponíveis para a indústria de energia, os principais setores de energia, como petróleo e gás, energia eólica e fabricantes de oleodutos, utilizam sistemas de marcação a laser e por micropercussão para marcar diferentes componentes. Este artigo falou sobre diferentes estudos de caso sobre o uso de tais métodos. Você está procurando uma máquina de marcação adequada para trabalhar em componentes utilizados em energia? Por favor, entre em contato conosco.


