A produção de veículos envolve a montagem de diferentes peças feitas pelo mesmo ou por diferentes fabricantes de peças automotivas. Quando não há um procedimento adequado de monitoramento e identificação de peças, a montagem de peças diferentes pode causar problemas. Portanto, cada componente precisa de identificação adequada para um rastreamento eficaz. O processo pelo qual os fabricantes de peças identificam cada peça é a marcação de peças automotivas.
A marcação de peças automotivas é um importante conjunto de procedimentos na indústria de peças automotivas. Por um lado, ajuda os fabricantes de peças a rastrear suas peças durante e após a montagem. Por outro lado, os fabricantes e usuários de veículos podem obter componentes facilmente devido à fácil identificação. Aqui você aprenderá sobre marcação de peças automotivas, seus tipos e suas respectivas máquinas.
O que é marcação de peças automotivas ?
A marcação de peças automotivas é um conjunto de procedimentos que os fabricantes de peças usam para identificar e rastrear suas peças. O processo envolve codificação, marcação e verificação de peças como blocos de motor, caixas de fusíveis e até mesmo palhetas do limpador.
Com a rastreabilidade, os fabricantes podem ter acesso aos registros, localizações e usos das peças. Portanto, eles podem economizar custos e proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Conseqüentemente, isso melhorará a imagem da empresa.
Elementos de marcação de peças automotivas
A marcação de peças automotivas consiste em três elementos importantes que o fabricante de cada peça deve observar:
Codificação
Antes do desenvolvimento dos códigos 2D, os códigos 1D eram o padrão na marcação de peças automotivas. A mudança no tipo de códigos se deve à capacidade dos códigos 2D de conter mais informações.
Atualmente, o padrão na indústria de marcação de peças automotivas é o Data Matrix ECC 200. O Data Matrix ECC 200 exige que os fabricantes de peças marquem suas peças com um código de matriz 2D.
A disposição dos códigos pode ser quadrada ou retangular. O padrão quadrado varia de módulos 10×10 até 144×144. Porém, o padrão retangular varia de 8×18 a 16×48 módulos.
O Global Standards One (GS1) é o órgão internacional que rege o Data Matrix ECC 200 e outros códigos DataMatrix. Também é responsável por reger os padrões de aplicação de códigos de barras. Na marcação de peças automotivas, os códigos devem ter alta legibilidade e resistência às condições ambientais.

Marcação
Depois de escolher o formato de código correto, a próxima coisa a fazer é marcar a peça. A marcação na indústria de peças automotivas ocorre por meio de dois métodos:
· Marcação com etiquetas
Este é um método simples que envolve a impressão do código em um material transportador. O material de suporte pode ser papel, plástico ou metal. Depois de imprimir no suporte, os fabricantes das peças fixam o material de suporte codificado na peça do veículo.
A marcação com etiquetas é simples e muito estável. É também um processo estabelecido e possui bons contrastes de código que aumentam a visibilidade. No entanto, o método não é permanente e resistente às condições ambientais.
· Marcação direta de peças (DPM)
A fabricação direta de peças envolve o uso de certos métodos para criar marcas permanentes em componentes ou objetos. É o processo mais importante da indústria automotiva pela marca permanente que produz. Portanto, algumas pessoas relacionam diretamente a marcação direta de peças com a marcação de peças automotivas.
A marcação direta de peças tem muitas vantagens. Por exemplo, produz uma marca automotiva durável e flexível. muito dos materiais, da superfície, da espessura, etc.


Verificando
A verificação da marcação de peças automotivas é vital, especialmente na marcação direta de peças. Permite aos fabricantes de peças verificar se os processos empregados são eficazes. Portanto, o fabricante da peça saberá instantaneamente se o código não atende ao padrão. Um padrão de verificação comum é o padrão ISO/IEC 16022.
Processos e máquinas de marcação direta de peças
A marcação direta de peças é o conjunto de procedimentos mais relevante na marcação de peças automotivas. Os métodos utilizados na marcação direta automotiva estão em duas categorias distintas: métodos intrusivos e não intrusivos.
Métodos Intrusivos
Esses métodos resultam na alteração da superfície do componente durante o processo de codificação. Exemplos de tais processos são dot peening, laser, ataque químico eletrolítico, etc.
Métodos não intrusivos
Esses métodos envolvem fornecer ao componente outra camada antes da codificação. Exemplos de métodos não intrusivos são jato de tinta, distribuição automática de adesivo, jato de metal líquido, etc.
Conseqüentemente, existem muitos métodos usados para o processo. No entanto, os métodos mais comuns usados na marcação de peças automotivas são dot peening, jato de tinta, laser e gravação eletroquímica.
Sistema de marcação a jato de tinta
O sistema de marcação a jato de tinta envolve a codificação de um componente aplicando pigmentos coloridos. É programável, rápido e ideal para muitos materiais. No entanto, o método também é caro e requer manutenção astuta.
Mecanismo do Sistema de Marcação a Jato de Tinta
A marcação por jato de tinta exige que o cabeçote de impressão e a peça passem um pelo outro a uma velocidade constante. Consequentemente, os cabeçotes disparam tinta para a superfície do componente. A tinta está presente em um solvente e, quando o solvente seca, sai da tinta formando uma pequena matriz na peça. Cada material possui uma tinta especial confeccionada pelos fabricantes para garantir a melhor aderência possível.
Tipos de marcadores para jato de tinta
Existem dois tipos de métodos de jato de tinta usados na marcação automática.
- Drop-on-demand
- Método contínuo.
O sistema de marcação por jato de tinta contínuo é principalmente aplicável na marcação de peças automotivas para fazer códigos de matriz de dados. Isso envolve pressionar gotas únicas de tinta através de um jato. Esta ação carrega as gotas de tinta e elas desviam para a posição desejada devido às duas placas de deflexão eletricamente carregadas. Contudo, a deflexão das gotas de tinta ocorre apenas numa dimensão. Portanto, o cabeçote de impressão ou a peça precisarão ser movidos.

Avaliação do sistema de marcação a jato de tinta
Os marcadores a jato de tinta funcionam com uma ampla gama de materiais marcáveis. Portanto, é ideal para a indústria de peças automotivas. O amplo espectro se deve aos tipos de tintas disponíveis para cada material. Embora o método não seja ideal para materiais contendo Teflon e silício devido à adesão ineficaz.
Vantagens
- Possui uma ampla gama de materiais.
- Possui alta velocidade de marcação.
Desvantagens
- Pode sofrer estresse mecânico.
Cada material necessita de tinta especial para uma adesão eficaz.
O sistema de marcação por ponto peening também é ideal para marcação de peças automotivas. O processo envolve a utilização de uma máquina de peening já programada para atingir a superfície do componente.
Ao atingir a superfície, a máquina remove uma pequena parte do componente a cada golpe sucessivo. Acertos sucessivos resultam na formação de uma matriz de pontos que é uma marca automotiva permanente.
O sistema de marcação dot peening é muito eficaz na marcação profunda devido aos golpes sucessivos. No entanto, o método depende muito da dureza do material, das ferramentas de suporte e das propriedades da ponta.

Tipos de ferramentas de marcação automotiva Dot Peen
Existem três tipos de ferramentas de marcação automotiva por micropercussão na marcação de peças automotivas. Eles também são aplicáveis na indústria aeronáutica e siderúrgica:
- Marcadores pneumáticos dot peen.
- Marcadores de ponto-peen eletromagnéticos
- Escribas.
Parâmetros de escolha de um marcador Dot Peen
Para obter a melhor qualidade ao usar um marcador ponto-peen, os fabricantes de peças devem compreender alguns parâmetros. Abaixo estão alguns parâmetros importantes que você deve observar
– Dureza de peças automotivas
As propriedades de dureza do pino de endentação são diretamente proporcionais à dureza do componente. Portanto, um material mais duro exige um pino de endentação mais duro. No entanto, o limite superior de dureza do metal que você pode marcar com o método é de aproximadamente 63 HRC.
– Dureza da camada mais externa da peça automotiva
A camada mais externa da peça é onde ocorre a codificação. Portanto, controlar a força de recuo é muito importante. Conseqüentemente, você deve ajustar a força para se adequar à espessura do componente.
O tipo de máquina ponto peen que você escolher também desempenha um papel importante aqui. Por exemplo, os marcadores eletromagnéticos dot peen têm uma força de recuo constante. Portanto, eles apresentam um enorme benefício em relação aos sistemas pneumáticos que utilizam sistema de fornecimento de ar comprimido.
Além disso, a profundidade de penetração permitida depende da espessura do componente e da distância entre o marcador de micropercussão e o componente. Quando você tem um recuo profundo, você pode ler melhor o código.
– Acabamento de superfície de peças automotivas

Ao usar o sistema de marcação por ponto, você pode garantir a mais alta qualidade fazendo o seguinte:
- Use um pino de recuo mais compatível com o componente.
- Faça a manutenção adequada dos pinos de recuo.
- Sempre verifique se há desgaste na ponta do pino, pois isso pode reduzir a qualidade do código.
Avaliação do sistema de marcação Dot Peen
O sistema de marcação por micropercussão é ideal para criar um código permanente com baixo custo. Além disso, ao contrário de outros métodos, o método apenas expõe o componente a tensões mecânicas. Não há estresse térmico ou químico. Portanto, há a preservação dos materiais componentes.
Vantagens
- O sistema de marcação por pontos tem um custo menor.
- O código é permanente e durável.
- O componente sofre apenas estresse mecânico.
- Possui alta velocidade de marcação.
Desvantagens
- Ele expõe os pinos e peças de recuo ao estresse mecânico.
- É ideal apenas para metais e plásticos.

- Aplique um modelo de código negativo ao componente.
- Preencha o modelo com um eletrólito correspondente
- Pressione o modelo com um carimbo.
- Inicie a eletrólise que solicita a remoção das camadas do componente.
Ao completar todas as etapas, a posição onde ocorre a eletrólise apresenta maior ou menor reflexão. Isso leva a um contraste que identifica a marca.
Avaliando o Sistema de Marcação por Gravura Eletroquímica
O método de gravação eletroquímica é altamente preciso. O método permite a remoção de camadas muito finas dos materiais componentes utilizando o eletrólito apropriado. Com a gravação eletroquímica, você pode remover camadas que variam de 2,5 a 100 μm.
Vantagens
- Possui um alto nível de precisão e exatidão.
- Possui baixo estresse mecânico no componente.
- É aplicável para materiais muito duros, porém condutores.
Desvantagens
- É ideal apenas para materiais condutores.
- É caro.

Marcações a laser
A marcação a laser é um processo de marcação automotiva sem contato. Envolve fazer marcas permanentes por marcação a laser em peças automotivas.

Métodos de sistema de marcação industrial automotiva a laser
Uma máquina de marcação a laser funciona usando um feixe de luz focado para marcar o componente. A intensidade da máquina de marcação a laser (comprimento de onda) é crítica, pois determina o tipo de marcação a laser que você obterá. Abaixo estão os tipos comuns de processos de marcação a laser aplicáveis na indústria de peças automotivas:
- Recozimento a Laser
O recozimento a laser usa uma máquina a laser para aquecer e alterar a cor de um componente. A cor do material depende da temperatura utilizada. As cores padrão vistas no recozimento a laser são amarelo, vermelho e verde.
O recozimento a laser é permanente. No entanto, não é degradativo. O calor do laser através de um processo de oxidação deixa uma marca permanente e legível no produto. O recozimento a laser é ideal e amplamente aplicável na indústria automotiva, pois deixa a superfície do componente lisa após a marcação.
- Gravura e Gravação a Laser
A gravação e gravação a laser é um processo permanente. No entanto, ao contrário do recozimento a laser, envolve o uso de um gravador a laser portátil para remover materiais da superfície do componente. É muito utilizado na indústria automotiva devido às marcas permanentes para identificação e rastreabilidade das peças.
- Descoloração a Laser
A descoloração a laser ocorre apenas em plásticos. Há uma mudança de cor na marcação com laser. Isso acontece como resultado da reação do pigmento do plástico ao calor. No entanto, ao contrário do recozimento a laser, leva à criação de uma superfície ligeiramente elevada chamada espuma ou espuma. A descoloração a laser é aplicável para marcação de peças automotivas plásticas.

Materiais para máquinas de marcação a laser
Você pode usar uma máquina de marcação a laser com peças de diferentes tipos de materiais. Por exemplo, você pode usar o método com plástico e fibras naturais, alumínio e ligas, metais revestidos, vidro, compósitos, aço e ligas e vários plásticos.
Concluindo, a marcação a laser é aplicável em quase todas as superfícies, como motores de automóveis e sistemas de combustível.
Avaliando o sistema de marcação a laser
A marcação a laser é um método ideal para marcação de peças devido aos seus muitos benefícios. Abaixo estão algumas coisas que você pode aproveitar ao usar o processo:
- Promove a qualidade e protege seu produto contra falsificação.
- Produz uma marca automotiva permanente e durável.
- Aplica-se à marcação de muitos materiais.
- Possui altíssima precisão, velocidade e alto contraste.
- Possui alta resistência ao calor e à exposição a ambientes líquidos.
- Possui operação simples, o que o torna uma opção econômica perfeita.
Desvantagens
O sistema de marcação a laser é o principal método de marcação de peças automotivas. No entanto, tem suas desvantagens.
- Há uma sujeição do material a esforços mecânicos.
- Tem um custo maior
Componentes de veículos marcáveis por máquina de marcação a laser
Os sistemas industriais de marcação a laser são os métodos mais aplicáveis na indústria automotiva devido à marcação permanente das peças.
A marcação permanente é necessária para componentes que os clientes utilizam muito. Também é essencial para componentes que os clientes irão expor constantemente às condições ambientais. Exemplos de peças frequentemente marcadas com uma máquina de marcação a laser são:
- Atuadores.
- Tacômetro.
- Conta-giros.
- Válvulas.
- Sinais de alerta e informação.
- Conectores.
- Controles de janela (design dia/noite).
- Componentes (inscrição funcional).
- Peças do motor.
- Inscrições em laca e plástico.
- Indicadores.
- Tensores dos cintos de segurança.
- Digite placas.
Como escolher o método de marcação correto?
A seleção dos métodos de marcação corretos envolve a compreensão de alguns fatores importantes. Esses fatores dependem enormemente da indústria. Para a indústria automotiva, abaixo estão os diferentes fatores que você deve observar:
· Função da peça
Você deve usar métodos não intrusivos para peças usadas em sistemas de alta pressão e alto estresse.
· Geometria da peça
Você deve conhecer a geometria da peça com a qual está trabalhando. É mais difícil marcar uma superfície curva do que uma superfície plana.
· Superfície
Materiais polidos podem causar brilho durante a marcação. Portanto, se você estiver trabalhando com um, você deve texturizá-lo.
· Rugosidade/acabamento superficial
A rugosidade da superfície depende muito do método que você está usando. O sistema de marcação por micropercussão requer um nível de rugosidade superficial de cerca de 8um. O sistema de marcação a laser é ideal para superfícies mais ásperas.
· Espessura da Superfície
Você deve considerar a espessura da superfície do material para evitar a deformação da peça. A forma geralmente aceita é que a profundidade da marcação não deve ser superior a 1/10 da espessura da peça.
Obtendo o melhor em termos de marcação de peças automotivas
Obter a melhor marcação de peças automotivas envolve a compreensão do procedimento e a obtenção da melhor máquina de marcação. Significa também contratar a melhor empresa, e conosco da Heatsign você tem as soluções para seus problemas de marcação de peças.
Oferecemos nossos serviços a fabricantes de automóveis e fornecedores de peças que desejam precisão e rastreabilidade livre de erros. Portanto, nosso objetivo é oferecer o melhor processo de marcação direta de peças e máquinas de marcação na indústria de peças automotivas.
Sistemas recomendados de marcação a laser e pinos
Faixa de preço: $2900 ~ $5500
Melhor para: marcação precisa em peças automotivas pequenas a médias
Por que escolher:
- Códigos de barras e IDs nítidos e permanentes
- Zero consumíveis - baixo custo de corrida
- Compatível com metais e ligas
Faixa de preço: $1800 ~ $2500
Melhor para: VID profundo e permanente e marcação de números de série em grandes peças automotivas,
por que escolher:
-
Marcas fortes e claras de ponto em metal e plástico
-
Portátil-Great por marcar no local
-
Fácil de usar com treinamento mínimo
Faixa de preço:$3500 ~ $9000
Melhor para: marcação móvel de alta precisão em componentes automotivos grandes ou pesados,
por que escolher:
-
Design sem fio - marque em qualquer lugar com facilidade
-
Marcação detalhada e de alta velocidade no metal
-
Durável e construído para ambientes difíceis







